• Redação Bersouza Engenharia

Projetos arquitetônicos

Com um projeto de arquitetura você economiza em materiais e tem sua obra entregue dentro do prazo




O que é um projeto de arquitetura e por que ele é importante para a reforma ou construção?


Um projeto arquitetônico possui 5 etapas fundamentais para a elaboração de uma proposta que terá as características do morador, prevendo o resultado da sua obra através de desenhos técnicos e projeções em 3D e facilitando o trabalho da equipe (engenheiro, pedreiro, eletricista, encanador, entre outros) que a executará. De forma bem resumida, a criação do projeto funciona assim:


Visita ao local

Primeiro, realizamos uma visita no imóvel para levantamento de dados, como metragens, posicionamento do apartamento ou casa, disposição dos cômodos etc.


Briefing

Em seguida, por meio de entrevistas, entenderemos suas necessidades, desejos e ideias, será montado o briefing.


Estudo preliminar

Em paralelo, o arquiteto vai realizar estudos para alinhar as necessidades a um conceito do projeto, com as primeiras representações gráficas.


Anteprojeto

Nesta fase, o profissional de arquitetura e construção aprofunda seus estudos com a definição do ponto de vista técnico da obra, com detalhes estruturais. São produzidas: plantas baixas (com as características de cada cômodo), de cobertura, de cortes, de fachadas e de situação e a maquete 3D final. O anteprojeto é enviado para o cliente aprovar ou solicitar possíveis ajustes.


Projeto executivo

Após a aprovação da fase inicial, o profissional desenvolve o projeto executivo, mais completo e detalhado, incluindo estruturas elétricas, hidráulicas, materiais a serem utilizados e orientações a serem seguidas. Esse material é impresso e utilizado pela equipe responsável pela obra. É importante lembrar que nesse momento qualquer solicitação de ajuste pode levar mais tempo, por isso é muito importante dar uma atenção especial ao anteprojeto.


Compatibilização

Aqui, analisamos todos os projetos envolvidos na obra, como o arquitetônico, estrutural, instalações etc, para encontrar possíveis interferências entre eles e solucioná-las antes do início da obra, assim podemos integrar soluções e otimizar os processos.


Entre as vantagens de optar por ter um projeto de arquitetura de interiores na hora de reformar, estão:


  • Preview do resultado: através dos desenhos e projeções você pode antever como vai ficar o seu cantinho, se atende às suas expectativas e pedir ajustes antes da execução, se necessário;

  • Menor gasto e desperdício com materiais de construção: afinal, tudo o que será utilizado é previsto no projeto;

  • Facilidade na definição de prazos: tendo em mãos o projeto a ser executado, fica muito mais fácil ter precisão no prazo de entrega da obra;

  • Harmonização do design de interiores: a estética dos ambientes será valorizada sem deixar de lado sua funcionalidade;

  • Valorização do imóvel: um apartamento ou casa com um projeto arquitetônico tende a possuir um maior valor de mercado.


Por que contratar profissionais credenciados?

Para um projeto de reforma de apartamento ser aprovado, muitos condomínios exigem o registro no CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo), o RRT (Registro de Responsabilidade Técnica), que está relacionado ao projeto em si, e no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia), o ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), referente à execução da obra. No caso de construção de casas, por exemplo, essas credenciais são exigidas pela Prefeitura.


Projetos arquitetônicos com a Bersouza Engenharia


Nós, da Bersouza Engenharia, contamos com uma equipe de arquitetos e designers de interiores responsáveis e capacitados para a criação desses projetos, alinhando tudo conforme o que você quer e precisa para o seu lar, seguindo as principais tendências de decoração do mercado. Você pode optar por contratar esse serviço na hora de solicitar seu orçamento com a gente.




4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo