top of page
  • Foto do escritorRedação Bersouza Engenharia

Gestão de obras e Reformas

O serviço de gerenciamento de obras e reformas garante uma execução de qualidade e entregas dentro do prazo



O que é a gestão de obras e como funciona?


Geralmente, comprar um apartamento novo, mudar de casa ou realizar ajustes e manutenção exige uma reforma mais elaborada. Uma obra assim envolve a contratação de diversos profissionais, como pedreiros, eletricistas, encanadores, pintores, marceneiros, entre outros, e alguém deve ser responsável por listar os materiais necessários e escolher fornecedores. Para organizar esses processos e planejar as entregas existe a gestão de obras, normalmente realizada por um engenheiro ou arquiteto.


O gerenciamento de obras deve começar muito antes dos profissionais colocarem a mão na massa. Por isso, o projeto arquitetônico e os demais projetos (hidráulico, elétrico etc.) são, provavelmente, o passo mais importante desse planejamento e é necessário estudá-los com atenção. A partir deles, o responsável entenderá o que será feito, quais serviços serão prestados, buscará pelas equipes que farão cada etapa e por fornecedores de matéria prima. Após esse levantamento, é criado o cronograma da obra, fundamental para a organização dos serviços a serem entregues e definição de prazos reais.


Ao iniciar a reforma, além de estar presente na obra para acompanhar tudo o que é feito, é feito o gerenciamento à distância, através do WhatsApp, por onde o gestor da obra se comunica com as equipes, monitora o status de cada um, conversa com fornecedores e pode dar updates ao cliente sempre que necessário.


E qual é a importância da administração de obras?


Melhora da qualidade das entregas: um profissional experiente é capaz de coordenar as equipes e os processos, fazendo com que todos trabalhem de forma assertiva e completa, com execução fiel ao projeto aprovado.

Redução do desperdício de materiais: o gestor de obras acompanha estoque de materiais e monitora como estão sendo utilizados.

Evitar possíveis problemas e gastos desnecessários: a partir de um bom planejamento e do acompanhamento da obra, é possível antever problemas, resolvendo-os assim que são detectados. Por exemplo, caso falte algum material, o responsável saberá com antecedência e não será necessário parar a obra por isso.

Melhor aproveitamento de tempo, mão de obra e insumos: o cronograma da obra define de forma lógica o momento em que cada profissional deverá atuar, de forma que o trabalho de um não interfira no do outro. Tudo isso garante a entrega dentro do prazo previsto.


O diferencial das empreiteiras na gestão de reformas


O profissional responsável por administrar uma obra deve ser experiente e ter capacidade de coordenar as equipes, conhecendo a área de atuação de cada um para definir tempo e materiais necessários em todas as etapas. Por isso, o ideal é contratar uma empreiteira, que já conta com profissionais capacitados e fornecedores de confiança para garantir a organização dos processos e entregas de qualidade.


Por que escolher a Bersouza Engenharia para gerir sua obra?


Em nossa equipe há engenheiros e arquitetos com a experiência e formação necessárias para liderar a gestão de obras desde o projeto, passando pela execução, até a entrega. Além disso, nossas equipes já possuem um entrosamento importante para o bom andamento do trabalho e temos contato com fornecedores sempre dispostos a nos ajudar.





182 visualizações0 comentário
bottom of page